Apresentando: HEAVENWOOD
referência do metal gótico português, a banda combina peso, melodia e atmosferas sombrias com letras profundas e emocionais. Uma jornada intensa pelo lado mais melancólico e poderoso do metal europeu.
Ricardo Dias dos Santos, natural da cidade do Porto (Portugal), nasceu em 13 de outubro de 1977. Do signo de Libra, com ascendente em Leão e Vênus em Virgem, é o guitarrista fundador e principal compositor da banda portuguesa de Gothic Metal/Rock Heavenwood. Músico, compositor, produtor e assessor de imprensa/diretor de arte e literatura na Assessoria Compasso, Ricardo tem uma missão humanitária e não remunerada de ajudar poetas, escritores, artistas plásticos e ilustradores portugueses a construírem pontes entre sua arte e o mundo.
O Heavenwood é um grupo português de metal liderado pelo guitarrista, vocalista e compositor Ricardo Dias dos Santos. A banda combina o lirismo sombrio do gothic e do metal sinfônico com a brutalidade intransigente do blackened death metal. Surgindo em 1996, o grupo lançou dois álbuns com uma sonoridade voltada ao gothic metal e hard rock — incluindo o aclamado Diva — antes de encerrar as atividades em 1998.
Eles retornaram em 2008 com o álbum Redemption, seguido por dois trabalhos na década de 2010 que adotaram uma abordagem mais pesada e sinfônica. No início de 2024, Santos promoveu uma grande mudança ao se desligar da antiga equipe de gestão e de todos os integrantes da banda. Agora atuando como um projeto solo, o Heavenwood lançou o primeiro single de seu oitavo álbum, The Tarot of the Bohemians, Pt. 2, ainda naquele ano.
Fundado em 1992 sob o nome Disgorged, o grupo adotou o nome Heavenwood em 1996, pouco antes de lançar seu álbum de estreia, Diva, pela Massacre Records. O disco foi promovido com turnês europeias ao lado de In Flames e Atrocity. Em 1998, lançaram Swallow, que contou com participações especiais de Kai Hansen (Gamma Ray/Helloween) e Liv Kristine. Seguiram-se intensas turnês, incluindo apresentações com Theatre of Tragedy, Lake of Tears e Solitude Aeturnus, culminando em uma performance marcante no Wacken Open Air.
Após um período de hiato, o grupo retornou em 2008 com o quinto álbum, Redemption, que trouxe participações de Jeff Waters (Annihilator), Gus G (Firewind) e Tijs Vanneste (Oceans of Sadness). Em 2011, assinaram com o selo francês Listenable Records e lançaram Abyss Masterpiece, um trabalho orquestral inspirado na vida da poetisa portuguesa Marquesa de Alorna. De volta à Massacre Records, o Heavenwood lançou The Tarot of the Bohemians, Pt. 1 dois anos depois, inspirado nas obras e estudos do ocultista franco-espanhol Papus.
Em 2024, Ricardo Dias dos Santos anunciou que seguiria sozinho sob o nome Heavenwood, lançando os singles “The World” e “The Devil” como prévia do vindouro álbum The Tarot of the Bohemians, Pt. 2.
DISCOGRAFIA:
Diva (1996) |
Swallow (1998) |
Redemption (2008) |
Abyss Masterpiece (2008) |
The Tarot of the Bohemians – Pt. 1 (2016) |





Comentários (0)