# No Gods, No Masters... Só Sei Que Nada Sei
Existe uma frase que aparece em diferentes lugares, carregando diferentes significados:
No Gods, No Masters.
“Nem deuses, nem mestres.”
Sua origem está ligada ao pensamento revolucionário francês do século XIX, mas talvez uma frase sobreviva justamente porque consegue escapar do contexto em que nasceu. Com o passar do tempo, ela pode adquirir novos significados, dependendo de quem a pronuncia e, principalmente, de quem a escuta.
Talvez hoje ela possa ser lida de uma maneira bastante simples:
ninguém deve pensar por mim.
Não significa necessariamente rejeitar Deus. Não significa rejeitar religião, conhecimento, professores, filósofos ou qualquer pessoa que tenha algo a ensinar.
Significa apenas que existe uma diferença entre escutar alguém e entregar a essa pessoa o direito de decidir aquilo em que devemos acreditar.
E essa diferença ficou curiosamente mais complicada na era da internet.
Durante muito tempo, encontrar uma resposta exigia procurar.
Um livro. Uma biblioteca. Uma conversa. Uma aula. Uma religião. Um professor. Uma experiência.
Às vezes, vários livros que discordavam entre si.
Hoje, as respostas encontram nós.
O algoritmo observa aquilo que despertou nossa curiosidade e rapidamente oferece outra coisa parecida. Depois outra. E outra. Até que, sem perceber, podemos construir uma pequena bolha onde quase tudo confirma aquilo que já acreditávamos. E dentro dessa bolha aparecem os novos mestres.
Não precisam de púlpito.
Não precisam de cátedra.
Não precisam de uma instituição.
Precisam apenas de uma câmera, uma opinião convincente e pessoas dispostas a ouvir.
Alguns realmente possuem conhecimento e produzem conteúdo valioso. Outros apresentam interpretações, experiências pessoais ou opiniões. E há aqueles que parecem possuir uma resposta para absolutamente tudo.
Economia.
Religião.
Política.
Ciência.
Relacionamentos.
História.
Comportamento humano.
O universo.
Às vezes, até aquilo que ninguém perguntou.
E talvez a questão não seja simplesmente se essas pessoas estão certas ou erradas.
A questão mais interessante pode ser:
por que sentimos tanta necessidade de encontrar alguém que tenha todas as respostas?
Talvez porque admitir que não sabemos seja desconfortável. E aqui aparece um velho conhecido... Sócrates. Ou melhor, o Sócrates que atravessou os séculos através dos textos de Platão e que ficou associado àquela frase:
“Só sei que nada sei.”
A frase, curiosamente, também pode enganar. Sócrates não estava simplesmente dizendo que era ignorante. O ponto era perceber que reconhecer os limites do próprio conhecimento já é diferente de fingir possuir um conhecimento que não temos.
Existe uma espécie de liberdade nisso.
Eu não sei.
É uma frase pequena. Mas exige coragem. Porque depois dela vem a possibilidade de perguntar.
Pesquisar.
Ouvir.
Comparar.
Mudar de ideia.
E talvez até descobrir que aquilo que tínhamos certeza absoluta de saber estava errado.
Hoje, entretanto, admitir dúvida parece quase uma fraqueza. As redes sociais favorecem respostas rápidas. Certezas produzem mais impacto do que dúvidas.
Frases definitivas circulam melhor do que perguntas.
“É assim.”
“Eu descobri a verdade.”
“Todo mundo está enganado.”
“Só existe uma explicação.”
E quando uma pessoa passa a acreditar que alguém possui todas as respostas, talvez a relação comece a adquirir características curiosamente parecidas com aquilo que tradicionalmente associamos à religião.
Existe uma autoridade.
Existe uma comunidade.
Existe uma narrativa.
Existem aqueles que acreditam e aqueles que não acreditam.
E, eventualmente, questionar o mestre pode significar questionar a própria identidade construída ao redor dele. Mas existe uma ironia nisso. Podemos abandonar os velhos mestres apenas para criar novos. Podemos rejeitar dogmas religiosos e abraçar dogmas políticos. Podemos abandonar dogmas políticos e abraçar dogmas culturais. Podemos rejeitar todos eles e transformar um influencer em autoridade absoluta.
Podemos até dizer:
“No Gods, No Masters.”
E transformar essa própria frase em um dogma.
Talvez seja por isso que as duas ideias, aparentemente tão distantes, possam conversar tão bem:
**No Gods, No Masters.**
**Só sei que nada sei.**
Uma diz:
não entregue sua consciência a ninguém.
A outra lembra:
não confunda sua consciência com a posse da verdade.
Talvez pensar por conta própria não seja ter certeza de tudo. Talvez seja justamente ter liberdade suficiente para dizer:
“Eu não sei.”
E continuar procurando.
Podemos ouvir um padre.
Um filósofo.
Um cientista.
Um historiador.
Um professor.
Um influencer.
Um amigo.
Podemos ouvir todos eles.
Mas talvez exista uma pequena distância entre ouvir uma ideia e entregar nossa capacidade de julgá-la. É nessa distância que mora o pensamento crítico. E talvez seja justamente ali que a liberdade começa. Não quando encontramos alguém que finalmente possui todas as respostas. Mas quando percebemos que ninguém possui todas elas.
Nem nossos mestres.
Nem nossos ídolos.
Nem nossos influencers.
Nem nós mesmos.
No Gods, No Masters.
Só sei que nada sei.
E talvez a pergunta mais importante não seja:
“Quem está certo?”
Talvez seja:
“Como eu sei?”
Talvez você concorde. Talvez discorde. Talvez, depois de tudo isso, ainda não saiba. E tudo bem. Afinal... só sei que nada sei.
✍️ Por: Lúmen
Para Metal World Web Radio
O Rock vive. Só mudou de corpo.
Comentários (0)